Curso Virginia Woolf

Data de publicação: 08/03/2021, 16:07

Carga-horária: 04 horas de videoaulas

Datas: 12, 14, 19 e 26 de abril

Horário: 19:00 as 20:00

                       

Apresentação

O curso tem a finalidade de apresentar a obra da escritora inglesa e seu impacto na literatura. Serão comentados fatos de sua interessante biografia e militância feminista, pois além de romances, Virginia Woolf também escreveu ensaios e palestras sobre o papel da mulher na sociedade.

Ela foi uma das mais importantes escritoras do século XX e seu legado literário a põe lado a lado com expressivos nomes como os de James Joyce, E. M. Forster, Katherine Mansfield, D. H. Lawrence, ente outros grandes escritores ingleses.

Romances, contos, cartas, discursos, ensaios e biografias, Woolf transitou por esses gêneros nos legando um rico material literário que ainda nos seduz e encanta.

 

Conteúdo 

1ª aula: Apresentação da vida e obra de Virginia Woolf, destacando sua formação literária e intelectual na Inglaterra do começo do século XX.

2ª. aula: Análise literária de uma de suas obras mais expressivas: Mrs Dalloway. Examinaremos seus recursos estilísticos e sua trama inteligente e sedutora.

3ª. aula: Análise literária da extraordinária obra Orlando, que narra a vida de um nobre que tem o dom da imortalidade, mas cada tanto tempo muda de sexo, vivendo ora como homem, ora como mulher.

4ª. aula: Análise de seus discursos femininos, direcionados em grande parte às mulheres trabalhadoras. Examinaremos de que forma o conteúdo desses textos ainda são atuais e exortam as mulheres a buscar sua liberdade intelectual.

 

Professor

RAUL I. ARRIAGADA

Doutor em Letras pela Universidade Mackenzie de São Paulo (2016), mestre em Letras pela mesma instituição (2006), especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e graduado em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1988). Atualmente é docente no curso de Letras e Pedagogia no Centro Universitário Sumaré. Lecionou na Faculdade de São Bernardo (FASB), em São Bernardo do Campo; na Universidade Metodista de São Paulo, também em São Bernardo e na FAENAC/Anhanguera, em São Caetano do Sul. Possuí publicações e artigos em revistas acadêmicas, além de traduções e participação em congressos. 

 

Referências:

CUNNINGHAM, Michael. As horas. Trad. Beth Vieira. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

LEHMANN, John. Virginia Woolf. Trad. Isabel do Prado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

WOOLF, Virginia. A arte do romance. Trad. Denise Bottmann. Porto Alegre, 2018.

_______________. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Trad. Denise Bottmann. Porto Alegre, 2018.

_______________ . Momentos de vida. Trad. Eugénia Antunes. Lisboa: Ponto de Fuga, 2017.

_______________. Mrs Dalloway. Trad. Mário Quintana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

_______________ . Orlando, uma biografia. Trad. Ana Luísa Faria. Lisboa: Relógio D’Água, 2007.

_______________. Um teto só seu. Trad. Bia Nunes de Sousa. São Paulo: Tordesilhas, 2015.

ZSCHIRNT, Christiane. Livros. Trad. Claudia Abeling. São Paulo: Globo, 2006.