Curso Clarice Lispector

Data de publicação: 11/01/2021, 16:37

Carga-horária: 08 horas de videoaulas

Dias: Março: 15, 17, 22 e 24

Horário: 19:00h às 21h

                       

Apresentação

Autora de clássicos como A Hora da Estrela e A Paixão segundo G.H., Clarice Lispector é uma autoras brasileiras mais lidas no Brasil e no exterior. Muitos críticos literários a comparam a Vírginia Woolf e James Joyce.

Nascida na Ucrânia, em 1920, chegou ao Brasil aos dois anos de idade, com sua família que fugia da perseguição aos judeus depois da Revolução Russa.

Sempre buscou a experimentação linguística, em seus romances praticamente não existe enredo, sempre rompendo com a estrutura dos gêneros literários.

Para celebrar os 100 anos de seu nascimento, a Lab+ está lançando Clarice Lispector: vida e obra. Este curso online, ao vivo, promoverá 08 horas de aula para que os participantes possam conhecer mais sobre o universo literário e pessoal da escritora que influencia o texto de autores de todo o mundo.

 

Conteúdo

Abordagem de narrativas de Clarice Lispector, em paralelo a dados biográficos correspondentes à fase da infância, em Recife, e às fases de adolescência e maturidade da escritora. Destaque a elementos caraterísticos do texto clariceano, como a relação entre humano e animal, o fenômeno da alteridade, a presença da náusea e da epifania, o fluxo de consciência, a voz do feminino e a introspecção, sem perder de vista a representação do social. Além da sondagem dos gêneros romance e conto, serão revisitadas tanto algumas crônicas que a autora produziu para o Jornal do Brasil quanto algumas pinturas sobre madeira que ela produziu.

 

Professor

 

 

 

 

 

 

RICARDO IANNACE

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Professor das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Autor dos livros A leitora Clarice Lispector (Edusp), Retratos em Clarice Lispector: literatura, pintura e fotografia (Ed. UFMG) e Murilo Rubião e as arquiteturas do fantástico (Edusp).