Curso Caio Fernando Abreu: a escrita cheia de som e fúria

Carga-horária 4 horas-aula

Dias 08, 09, 10 e 11 de fevereiro

19h às 20h

EAD ao vivo

 

Apresentação

O curso tem a finalidade de apresentar a escrita do jornalista e escritor Caio Fernando Abreu. Visa levar ao público um panorama da sua obra (contos, crônicas e romances), destacando as características literárias, contextualizando com fatos biográficos e históricos. Por meio da leitura de seus textos, analisaremos a genialidade do escritor que, mesmo após tantos anos de sua morte, vem adquirindo cada vez mais admiradores e leitores. A edição constante de suas obras é uma prova de seu carisma literário e da atemporalidade dos textos.

 

Conteúdo

1ª aula: Apresentação da vida e obra de C. F. Abreu, destacando sua formação literária e figura de destaque na vida cultural.

2ª. aula: O conto de C. F. Abreu. Por meio da leitura do conto “Aqueles dois”, analisaremos as características do conto, temas recorrentes e recursos estilísticos do autor.

3ª. aula: A crônica de C. F. Abreu. O escritor foi um prolífico cronista, escrevendo até sua morte no Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo. Ao lermos a crônica “Primeira carta para além do muro” analisaremos as características do gênero e as particularidades do escritor.

4ª. aula: O romance de C. F. Abreu. O escritor escreveu em vida apenas dois romances: “Limite branco” e “Onde andará Dulce Veiga?” (este último adaptado ao cinema). Por meio da leitura de um trecho de “Onde andará Dulce Veiga?”, traçaremos as características do romance e como são trabalhadas por Caio Fernando Abreu neste belo texto literário.

 

Professor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RAUL I. ARRIAGADA
Doutor em Letras pela Universidade Mackenzie de São Paulo (2016), mestre em Letras pela mesma instituição (2006), especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e graduado em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1988). Atualmente é docente no curso de Letras e Pedagogia no Centro Universitário Sumaré. Lecionou na Faculdade de São Bernardo (FASB), em São Bernardo do Campo; na Universidade Metodista de São Paulo, também em São Bernardo e na FAENAC/Anhanguera, em São Caetano do Sul. Possuí publicações e artigos em revistas acadêmicas, além de traduções e participação em congressos.

 

Referências

ABREU, Caio Fernando. Morangos mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
_________________. Pequenas epifanias. Rio de Janeiro: Agir, 2006.
_________________. Onde andará Dulce Veiga? São Paulo: Planeta DeAgostini, 2003.
_________________. Fragmentos, 8 histórias e um conto inédito. Porto Alegre: L&PM, 2000.
CALLEGARI, Jeanne. Caio Fernando Abreu, inventário de um escritor irremediável. São Paulo: Seoman, 2008.
DIP, Paula. Para sempre teu, Caio F. Rio de Janeiro: Record, 2009.